ESPAÇO CONFINADO (NR-33)
TREINAMENTO DE 16 HORAS PARA TRABALHADORES QUE ATUAM EM AMBIENTE CONFINADO
Em conformidade com a NR 33, é vedada a designação para trabalhos em espaços confinados sem a prévia capacitação do trabalhador.
Ainda, segundo a mesma legislação, o empregador deve desenvolver e implantar programas de capacitação sempre que ocorrer qualquer das seguintes situações:
1. Mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
2. Algum evento que indique a necessidade de novo treinamento; e
3. Quando houver uma razão para acreditar que existam desvios na utilização ou nos procedimentos de entrada nos espaços confinados ou que os conhecimentos não sejam adequados.
Todos os Trabalhadores autorizados e Vigias devem receber capacitação inicial de 16 horas/aula e periódica, a cada 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.
Objetivos do Curso : Capacitar os profissionais que interagem direta ou indiretamente com os espaços confinados de forma a garantir permanentemente a segurança e a saúde dos trabalhadores nestes espaços.
Através de acordo de cooperação técnico científico entre a Defesa Civil de Guarulhos e a Academia Arco de Fogo, o curso, com validade em todo o território nacional, é acreditado e certificado por esses órgãos e ainda tem reconhecimento do Sistema Integrado de Emergência de Guarulhos e Região.
O curso cumprirá todas as diretrizes da NR 33 e NBR 14787 com ênfase prática no uso e entendimento dos equipamentos de proteção respiratória, sistema de duplicação de força, resgate vítimas com cordas e diversos tipos de resgate em situações de emergência, sistema de ventilação e exaustão e primeiros socorros de acordo com os novos procedimentos da “American Heart Association“.
Público Alvo : Trabalhadores autorizados e vigias, soldadores, eletricistas, mecânicos, ajudantes, pessoal de manutenção em geral e trabalhadores venha a ser designado para executar uma tarefa no interior de espaço confinado. Todos os trabalhadores que possam a vir interagir direta ou indiretamente com espaços confinados.